O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões têm entrada gratuita e por ordem de chegada (limitada à capacidade do espaço de 137 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Dia 20/9: Sessão Especial em parceria com a Mostra CineSonora – Curtas Nacionais com temática musical, com os filmes:
Palavras mágicas (de Carlon Hardt, videoclipe, PR, 2023, 3 min): A música “Palavras Mágicas” explora o poder das palavras e como elas podem evocar diferentes emoções, incentivando os espectadores a ouvir seus corações quando ficarem sem palavras. Ela também aborda como uma pequena mudança em uma palavra pode ter um grande impacto em seu significado. Com videoclipe todo produzido em stop motion, “Palavras Mágicas” celebra a complexidade e a beleza da linguagem.
Valentino (de Cassiana maranha, PR, ficção, 2014, 4 min): Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.
Salu e o cavalo marinho (de Cecília da Fonte, animação, PE, 2014, 14 min): O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo-Marinho, folguedo típico da região onde mora.
Lá vem o boi (de Thiago Barba e Matheus Kunitz, animação, SC, 2024, 3 min): Clipe musical que canta o folclore açoriano do boi de mamão.
Alma carioca – Um choro de menino (de William Côgo, animação, RJ, 2002, 6 min): Nas primeiras décadas do século passado, um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro vê o surgimento do choro ao encontrar os grandes mestres desse gênero musical genuíno, e descobre tudo aquilo que traz dentro de si: uma alma carioca.
O Melhor som do mundo (de Pedro Paulo de Andrade, ficção, SP, 2015, 13 min): Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
Tom Tamborim (De Maria Carolina e Igor Souza, animação, BA, 2022, 10 min): Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.