Guia Floripa

Livro ‘Filhos da Violência’ será lançado na Fundação Cultural Badesc

A artista visual, produtora cultural e designer Júlia Steffen lança o livro, “Filhos da Violência”, na quinta-feira, dia 13 de novembro, às 19h, na Fundação Cultural Badesc. A entrada é gratuita.

A publicação reúne dez contos ficcionais criados a partir de entrevistas com pessoas que cresceram sob o impacto da violência doméstica sofrida por suas mães. Um dos relatos é o de Maria Abdalla, filha da professora Alessandra Abdalla, assassinada pelo ex-namorado no bairro Tapera, em Florianópolis. O livro traz ilustrações digitais feitas a partir de palavras-chave das entrevistas e conta com uma equipe formada exclusivamente por mulheres: Maria Luiza Amorim no design e Sabrina Zanon na revisão. A obra tem 172 páginas em formato de bolso e será distribuída gratuitamente no dia do lançamento.

Este é o primeiro livro físico de Júlia, que anteriormente organizou o projeto digital “100 mulheres – 5 perguntas”, lançado em 2022 como resultado de uma premiação no Edital Aldir Blanc. A autora já foi contemplada por diversos editais culturais, como Aldir Blanc (2021), Elisabete Anderle (2022), Mérito Cultural Paulo Gustavo (2023) e Circuito Catarinense de Cultura (2024), sendo este último responsável pela viabilização do livro.

Natural do Ribeirão da Ilha, Júlia tem 29 anos, é mestra em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC). Incentivada à leitura e à escrita desde a infância, ela desenvolve sua produção literária como extensão de sua pesquisa artística sobre violência de gênero, iniciada em 2018.

Sair da versão mobile