Florianópolis será a sede do RetroSC, evento em que o novo e o antigo se encontram, no Hotel SESC Cacupé, no sábado, 15 de novembro, das 09h às 19h.
O evento reúne colecionadores, lojistas, expositores, desenvolvedores de jogos, de sistemas antigos e atuais, além de vendedores de videogames e de computadores clássicos, com equipamentos, programas e jogos de outras épocas.
Dentre os destaques estão o Odyssey1, primeiro videogame lançado comercialmente no mundo; o Vectrex, console que vai poder ser visto pela primeira vez em Santa Catarina, e o Portátil Game Expo, grande coleção de videogames portáteis de São Paulo.
Além disso, haverá uma exposição comemorando os 40 anos da família de computadores Commodore Amiga e um show musical com temas famosos de jogos de várias épocas.
Além de jogar, comprar, vender ou trocar itens clássicos dos anos 70, 80, 90 e 2000, os participantes podem participar de campeonatos, com troféus para os primeiros colocados.
Venda de ingressos
O evento tem caráter filantrópico, ou seja, os produtos arrecadados serão doados para uma instituição de caridade.
Por isso, o ingresso é social, com venda no Sympla. A meia-entrada é para todos, mediante 1Kg de alimento não-perecível ou 1L de leite tipo longa-vida por pessoa.
No entanto, há a opção de ingressos sem doação de alimentos. Crianças até 12 anos não pagam.
O ginásio é climatizado e conta com amplo estacionamento e praça de alimentação com diversos food trucks adquiridos à parte.
Personalidades e competições
Haverá também um torneio de quiz em que as equipes irão testar seus conhecimentos sobre jogos eletrônicos.
Além disso, personagens diversos do mundo dos games serão homenageados pelos participantes do concurso de Cosplay, com premiação para as melhores caracterizações.
Também estarão presentes diversas personalidades dos games, como Tiozão (Casa do VideoGame e Retrocon), Eric Fraga (Cosmic Effect), Ed (Aperte Start) e outros. Canais e youtubers, como o Central Pixel, Maddrugamers, DetonaBits, Fliperama de Boteco, Vida de Duo, estarão fazendo a cobertura do evento.
Ainda, desenvolvedores de jogos independentes e de pequenos estúdios também estarão presentes, permitindo o público jogar, testar e bater papo com os programadores e criadores dos games.
Mais informações podem ser encontradas no site do RetroSC.