Guia Floripa

Escola em Movimento: projeto educacional catarinense é lançado oficialmente na Bahia

Com atividades multidisciplinares e inclusivas, o Projeto Escola em Movimento mescla educação, esporte, cultura e muita brincadeira. A iniciativa faz parte do Programa Cultivar, criação catarinense que tem ganhado espaço e acaba de ser implantada na Bahia. Essa nova fase começou oficialmente nesta segunda-feira (1º), com o lançamento do programa na abertura dos Jogos Escolares de SentoSé 2025. 

A estreia do Programa Cultivar no município baiano contou com centenas de crianças e muitas brincadeiras. Tudo isso em um evento organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Sento-Sé. Teve esporte, interatividade e até show da banda Astronave de Papel: grupo catarinense que traz os personagens da Turma do Júnior e canta sobre conteúdos e atividades do Cultivar.

A festa começou por volta das 16h. Além da presença da criançada, de professores e gestores municipais, o evento contou com a participação de Paulão do Vôlei, campeão Olímpico pela Seleção Brasileira.

“Uma grande festa da educação, do esporte e da nossa juventude. E junto com essa energia, lançamos o projeto Escola em movimento: esporte, cidadania, inclusão e conhecimento”, repercutiu o secretário de educação de Sento-Sé, Jeorge Murilo Ribeiro.

O evento na Bahia simboliza o avanço do Programa Cultivar, que é uma iniciativa do grupo Guarani Sport, que tem mais de 25 anos de atuação no mercado educacional. O programa tem como objetivo equipar escolas com ferramentas didáticas e pedagógicas para o ensino e aprendizagem do esporte educacional. 

Com uma metodologia própria, a proposta é desenvolver aspectos físico, intelectual, social e emocional dos alunos. Tudo isso inclui capacitações, materiais didáticos e conteúdos voltados aos professores e alunos. Desenvolvida em Santa Catarina, agora essa metodologia chega à Bahia. 

Para levar essa mensagem na festa de lançamento, a banda Astronave de Papel subiu ao palco com visual colorido e, acompanhada por personagens da Turma do Júnior, o grupo tocou canções com temas que representam a essência dessa iniciativa: saúde, alimentação saudável, educação, respeito e muita criatividade. 

Mais detalhes sobre o Programa Cultivar podem ser conferidos no site: www.site.guaranisport.com.br.

Escola em Movimento

Um dos destaques do Programa Cultivar é o Projeto Escola do Movimento. Agora oficialmente implantada na Bahia, essa iniciativa consiste em uma solução didático-pedagógica que visa atender à necessidade premente de atividades com o corpo e o cérebro, especialmente para crianças na faixa etária da educação infantil, crucial para o desenvolvimento integral.

A metodologia se utiliza de um conjunto de ferramentas práticas e didáticas, desenvolvidas por especialistas na questão do movimento na educação, criando condições para que o professor trabalhe com toda a turma simultaneamente em atividades voltadas para o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. 

O foco abrange desde a coordenação motora ampla e fina, até exercícios perceptomotores e cognitivos, sempre de forma didática, guiada e lúdica. E, para a implantação, são realizadas capacitações e formações com professores, para troca de experiências e esclarecimento do processo metodológico. 

Banda Astronave de Papel

Apesar do alcance recente ter ultrapassado 1,5 milhão de visualizações no YouTube, esta é a primeira vez que a banda Astronave de Papel se apresenta fora de Santa Catarina. O grupo nasceu no contexto do Programa Cultivar, após uma série de encontros entre músicos que compartilham o mesmo amor pela arte e pela educação. 

A formação é composta por Marcos MarFlui, compositor, vocalista e idealizador da Turma do Júnior; Luiz Maffei, compositor, contrabaixista e produtor musical; Greg MarFlui, guitarrista e backing vocal; Zé Martins, guitarrista e backing vocal; Bira Blues, gaitista e backing vocal; Henrique Heskova, violonista e backing vocal; e André Geléia, baterista.

Com letras cheias de afeto, arranjos que misturam rock, reggae, forró e brasilidades, e uma proposta que une arte e propósito, a Astronave de Papel vem conquistando não só o público infantil, mas famílias inteiras.

Turma do Júnior

A Astronave de Papel é uma das muitas criações que nasceram dentro da Turma do Júnior, iniciativa criada por Marcos MarFlui há mais de dez anos, que produz conteúdos multimídia, campanhas educativas, músicas e vídeos voltados ao público infantil e familiar.

A Turma do Júnior tem como missão educar de forma lúdica e musical, transformando valores e cuidados do cotidiano em histórias que ensinam e emocionam. Entre os projetos de destaque estão Check My Baby, que alerta sobre prevenção de acidentes domésticos e cuidados com os pequenos.

Com o passar dos anos, a Turma se expandiu, tornando-se uma plataforma de comunicação e entretenimento educativo, reunindo músicos, professores, artistas e produtores. “A Turma do Júnior é um ecossistema de ideias. Já virou livro, série, música, evento, e agora banda. Tudo o que a gente faz parte da mesma essência: promover alegria e consciência através da arte”, resume MarFlui, gestor do Programa Cultivar.

Na internet, a Turma do Júnior vem ganhando repercussão. São milhões de visualizações, levando a didática da iniciativa para além das fronteiras. Já em termos presenciais, as iniciativas da Guarani Sport têm conquistado diferentes municípios e já chamou atenção no exterior. Segundo Marcos Marflui, a expectativa é expandir ainda mais e, em breve, as novidades serão divulgadas nas redes sociais. Para acompanhar, basta seguir o @turmadojunioroficial no Instagram. 

Sair da versão mobile