As lições que setores de alta performance ensinam para o turismo de Floripa | Guia Floripa

As lições que setores de alta performance ensinam para o turismo de Floripa

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Ponte Hercílio Luz - Foto: Unsplash

Florianópolis não é a cidade brasileira que mais recebe turistas internacionais, mas está no caminho para ser. Em setembro de 2025, a capital se tornou o 4º destino mais buscado por estrangeiros no Brasil, com crescimento de 46% em relação ao ano anterior.

Para atender esse fluxo maior de clientes, todo o setor turístico de Florianópolis tem de se preparar: hotéis, bares, restaurantes, pontos turísticos e empresas de serviço de todo tipo inclusos. Para ajudar, nada como olhar para alguns nichos de alta performance da economia para aprender como atender mais pessoas, sem perder a qualidade.

Ajudar o cliente a perder menos tempo, como o setor financeiro

O Pix é uma revolução gigantesca no mercado financeiro. Basta olhar os números para entender: em um único mês, o sistema registrou mais de R$1,7 trilhão em transações de todos os tipos.

Parte da explicação por trás desse grande movimento ao redor do Pix é o fato de o sistema ajudar o cliente a perder menos tempo. Ele é rápido, o dinheiro chega na hora, sem taxas e sem precisar “esperar cair na conta”.

Para o mercado do turismo, a tecnologia pode ajudar a fazer o turista perder menos tempo com ferramentas como check-in e check-out online no hotel, acompanhamento digital da fila em um restaurante e pagamento da conta no bar via app. Tudo isso facilita para o visitante e ajuda a gerar mais negócios para a cidade.

Praia do Matadeiro (esquerda) e Praia da Armação (direita) - Foto: Unsplash

Transparência total, como no setor de iGaming

Nenhum cliente quer ter de ler centenas de páginas de um termo de serviço para assinar um programa de fidelidade e não cair em uma “pegadinha”, como o mercado de iGaming percebeu. E já está na hora do setor de turismo também entender isso.

Hoje, hotéis, companhias aéreas e outras empresas podem oferecer programas de fidelidade que ou são muito complicados de entender, ou oferecem benefícios com condições “escondidas” que afastam o turista.

O setor de iGaming encontrou uma solução interessante para isso: transparência total. Hoje, existem páginas de cassinos online que oferecem cashback, surpresas e giros grátis aos seus clientes com transparência, sem letras miúdas e sem exigências ou pegadinhas. Até mantêm um contador em sua homepage mostrando os valores pagos aos clientes. 

Para o mercado do turismo, a lógica deve ser a mesma. Os planos de fidelidade ou promoções devem ter termos simples de entender, sem condições surpresas ou impossíveis de alcançar.

Personalização é a chave, como mostram os streaming

Basta abrir um serviço de streaming para receber uma lista de filmes, séries ou músicas que “você vai amar”. São sugestões personalizadas com base em dados coletados por essas empresas: o que você viu, ouviu e gostou.

Empresas do turismo também podem coletar dados, dentro do que permite a Lei Geral de Proteção de Dados, para fazer sugestões de pacotes, serviços e produtos personalizados para o turista.

Com medidas aprendidas olhando para os setores de mais alta performance da economia, é possível que o segmento turístico de Florianópolis se adapte para atender o número cada vez maior de visitantes que querem conhecer a cidade.

Afinal, a beleza natural e as dezenas de atrações turísticas existem. Só falta torná-las mais conhecidas e garantir uma experiência impecável a todos os visitantes.


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